sábado, março 19, 2011

Super Lua causa grandes ondas e destruição na Pedra do Sal

Nenhum comentário:
Grandes ondas chega a praia da Pedra do Sal em Parnaíba
Fotos: Carlson Pessoa
Conforme já era esperado para este sábado, dia 19, está ocorrendo o fenômeno conhecido por “Super Lua”. A Lua cheia parecerá maior do que o normal. Isso porque ela estará na distância mais próxima da Terra dos últimos 18 anos.

Devido à proximidade da terra, as marés sofreram alterações e na Pedra do Sal, em Parnaíba, por volta da 16 horas o mar revolto avançou pelas barracas e chegou próximo a pista de acesso. O Blogueiro Carlson Pessoa esteve no local e registrou as grandes ondas de até três metros. Barracas que já vem sofrendo destruição ao longo do tempo, causadas por marés altas, foram mais uma vez castigadas pelas ondas.

Adolescente de Cocal dos Alves vence eliminatória do "Soletrando" e está na final

Nenhum comentário:
Piauiense é campeão de soletração no Caldeirão do Huck. Izael Francisco Brito concorreu com candidatos de todo o Nordeste e ganhou eliminatória e garantiu vaga para a final.

Izael quebrou a perna recentemente e está fazendo tratamento no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), em Parnaíba, na seção de ortopedia com o Dr. Luis Carneiro e está usando moleta. O garoto e sua mãe são super queridos pelos funcionários do hospital pela simplicidade e educação.

Traficante é resgatado do hospital do Dirceu nesta madrugada

Nenhum comentário:
Hospital Estadual Dirceu Arcoverde
em Parnaíba - PI
Um dos 12 fugitivos da Penitenciária Mista de Parnaíba, Dr. Fontes Ibiapina, recapturado no mesmo dia e alvejado pela Policia Militar na perna direita, Lenilson que é conhecido no mundo do crime como “Babam” e que encontrava-se no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), em Parnaíba, desde o dia 30 de janeiro, foi resgatado na madrugada deste sábado por volta das 2:30hs por indivíduos ainda não identificados pela polícia.

Babam reside na Rua do Barreiro no Bairro São Vicente de Paula, em Parnaíba e cumpre pena por tráfico de drogas e estava hospitalizado para tratamento do ferimento a bala e era escoltado diariamente por um policial diferente.

No dia da fuga em massa, dentre eles o Bambam, os presos usaram escovas de dente e aparelhos de barbear para fazer buracos nas paredes e no chão, além de serrar as grades do presídio. Naquela oportunidade Luzinaldo Cruz dos Santos foi alvejado com dois tiros nas nádegas e não resistiu aos ferimentos e foi a óbito por volta das 10h00min da manhã do mesmo domingo. Luzinaldo era natural de Teresina e havia chegado a Penitenciária na sexta feira, 29 de janeiro.

Carlos André Alves de Carvalho, único fugitivo que conseguiu escapar foi recapturado na cidade de Esperantina-PI na última quinta feira.

Redação: Jornal da Parnaíba

Estudante é assaltada no centro de Parnaíba

Um comentário:
Fernanda registrando B.O. na Central
de Flagrantes - Foto: Juraci Sampaio
Ontem (18) por volta das 21hs, a estudante Fernanda Serejo, foi assaltada no cruzamento das ruas Riachuelo com a Quetinha Pires no centro de Parnaíba.

Dois elementos em uma bicicleta se aproximaram da moça, foram logo puxando sua bolsa e saíram correndo. Fernanda disse que dentro da bolsa tinha vários documentos pessoais e um celular. O caso foi registrado na Central de Flagrante.


Edição: Jornal da Parnaíba
Fonte: Juraci Sampaio/180Graus

"Super Lua" deve causar ondas de até 3 metros na Pedra do Sal

Nenhum comentário:
Neste sábado, dia 19, ocorrerá o fenômeno conhecido por “Super Lua”. A Lua cheia parecerá maior do que o normal. Isso porque ela estará na distância mais próxima da Terra dos últimos 18 anos, devido à proximidade, as marés deverão se alterar e na Pedra do Sal, em Parnaíba, são esperadas ondas de até três metros.

A Lua iluminará o céu a apenas 356.574 quilômetros daqui - 6.530 quilômetros mais perto do que o habitual. Esse ponto de proximidade se chama “Perigeu Lunar”. O fenômeno acontece apenas quando é Lua cheia e porque a órbita do satélite é elíptica - sua distância da Terra é variável - e não circular.


Especialistas dizem que o espetáculo será inesquecível, pois será a maior aproximação da terra desde 1992. A lua cheia poderá aparecer no céu 14% maior e 30% mais luminosa, principalmente em boas condições atmosféricas.
Redação: Jornal da Parnaíba

Jovem ferido no pescoço durante festa no M Shows é transferido para Teresina

Nenhum comentário:
André do Nascimento Silva sendo
atendido por populares no M Shows
(Foto: Proparnaíba)
O servente de pedreiro André do Nascimento Silva, de 21 anos de idade que teve Uma perfuração no pescoço durante a Festa da Ressaca do Carnaval no M. Shows, em Parnaíba, na madrugada do dia 13 e se encontrava na UTI do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), em estado grave, foi transferido nesta sexta feira (18) para Teresina - PI.

Relembre o caso

Um elemento ainda não identificado pela polícia furou três jovens no M Shows em Parnaíba, na tradicional Festa da Ressaca do Carnaval, realizada no dia 12 deste mês com as bandas Chicabana e Forró dos Plays. O jovem Igor José Cruz dos Santos de 16 anos morreu no local com uma perfuração na virilha. André foi gravemente ferido com uma furada na garganta. Outro jovem de nome Francisco Junior Gomes de Sousa teve um corte na mão foi medicado ficando na enfermaria Hospital Dirceu, sendo liberado no mesmo dia.


Redação: Jornal da Parnaíba

Nota de esclarecimento

Um comentário:
Nota de esclarecimento

A organização do tributo o “show tem que continuar” uma homenagem ao Michael Jackson bem como outras apresentações não será realizado nestes sábado 19 de março.

Devido a um problema que o correu no equipamento de som que seria utilizado no evento com luzes e efeitos a forte chuva com raios e trovões na noite de quinta-feira, danificou o equipamento que estava em outro evento no bairro Pindorama.

“Com a queda de um raio o equipamento foi bastante danificado foi entedido adiarmos o tributo para o mês de abril”.

Para todos que compraram ingressos ou adquiriram cortesias pedimos que guarde seus ingressos, pois o mesmo será aceito no dia do evento que será anunciado nesta quarta-feira dia 23 março.

Estaremos comunicando a todos os alunos das escolas de Parnaíba para uma nova data a ser realizada. Lamentamos profundamente esse problema de ultima hora que não houve tempo para locação de outro equipamento de som para esta noite de sábado.

Agradecemos a sua compreensão, atenciosamente

Parnaíba 19 março 2011
Wagner Roberto e equipe!

Setur de Parnaíba envia projetos para o Ministério do Turismo

Nenhum comentário:
Arlindo Leão - Secretário de
Turismo de Parnaíba
A secretaria municipal do turismo enviou vários projetos, através do SICONV (Sistema de Convênio), para o Ministério do Turismo. O secretário, Arlindo Leão, destaca, entre esses projetos o da “Feira Turística Regional do Porto das Barcas”, quando pretende trazer para Parnaíba produtos confeccionados nas cidades circunvizinhas dos estados do Piauí, Maranhão e Ceará.

Será uma exposição anual de tudo o que essas cidades produzem a partir das suas identidades culturais, “será uma oportunidade de entretenimento para parnaibanos e turistas, que terão à sua disposição o artesanato, a culinária, a literatura, as manifestações folclóricas de dança, música, enfim, de toda e qualquer arte produzida nas cidades compreendidas num raio que integra a região da grande Parnaíba”, afirmou o secretário Arlindo.

Arlindo Leão, que esteve nesta sexta-feira (dia 18) em Teresina, visitando a Fecomércio Piauí e recebeu do seu presidente, Valdeci Cavalcante, a notícia da instalação de um restaurante do SESC, aberto ao público, localizado no térreo do Centro Comercial Gerardo Cavalcante (Hotel Delta), estruturado para atender os parnaibanos e, principalmente, os turistas.

O secretário Arlindo Leão afirmou que poderemos ter em setembro próximo um carnaval fora de época em Parnaíba. “O último que aconteceu em nossa cidade foi o Parnafolia, quando reuniu mais de 40 mil pessoas na Avenida São Sebastião, quando ainda estávamos na Secretaria de Cultura”, lembrou Leão.

Edição: Jornal da Parnaíba
Fonte: Setur-PMP

Hoje tem piauiense no Soletrando

Nenhum comentário:

Izael Francisco de Brito Araújo
Foto: Portal da Clube

Neste sábado, dia 19, inicia o quadro Soletrando, do programa Caldeirão do Huck. Um dos participantes dessa edição é Isael Francisco de Brito Araújo, de 14 anos, natural do município de Cocal dos Alves. É o Piauí na competição nacional que possui representantes de todos os estados brasileiros.


O estudante Izael Francisco de Brito Araújo, de 14 anos de idade, venceu a etapa Piauí do quadro 'Soletrando', do programa 'Caldeirão do Huck', apresentado por Luiciano Hulk da TV Globo, no dia 27/10.2010. A seletiva foi realizada com 26 estudantes de todos os cantos do Piauí, que estudam em escolas públicas do estado. Estudante acertou todas as palavras que soletrou e ganhou a etapa Piauí.

sexta-feira, março 18, 2011

Comunidade escolar de Parnaíba se mobiliza na campanha contra a dengue

Um comentário:
Gestores escolares se mobilizam no
combate a dengue - Foto: Secom
O lançamento do projeto “Combater a dengue é dever de todos” aconteceu na manhã desta sexta-feira, 18, no auditório da Secretaria Municipal de Educação com a presença de autoridades e gestores escolares.

O Projeto consiste na realização de atividades lúdicas, confecção cartazes, tarefas inseridas na programação didática de alunos das escolas municipais alertando para os perigos de contaminação da dengue, além de caminhadas e outras atividades. Esta campanha tem será coordenada pela Superintendência Municipal de Promoção dos Direitos da Criança e Adolescente com o envolvimento direto das secretárias de saúde e educação.

Prefeitura de Parnaíba cria mutirão de limpeza no combate à dengue

Nenhum comentário:
Pneus recolhidos em uma manhã
de trabalho - Foto: Secom
Um batalhão formado por 81 agentes de endemia, 32 garis e 112 capinadores compõem o novo batalhão contra a dengue formado pela Prefeitura de Parnaíba. Eles começaram pelos bairros Nova Parnaíba, São Vicente de Paulo e Primavera o trabalho de coleta de pneus, garrafas e outros utensílios existentes em quintais e terrenos baldios.

Segundo o coordenador do coordenador municipal do Programa de Combate à Dengue, Luciano Assunção, os trabalhadores têm encontrados muitos potenciais focos de mosquito dentro de residências. Em uma manhã de trabalho no Bairro Nova Parnaíba estas equipes recolheram mais de cinqüenta pneus e alguns sacos de 60 quilos cheios de garrafas pets e outros utensílios possíveis de acumular águas das chuvas. “Os agentes de endemia que já vinham trabalhando no bloqueio de focos da dengue, agora ganham o apoio dos trabalhadores da limpeza publica numa ação conjugada”, explicou o vice-prefeito de Parnaíba, Florentino Neto.

"Vimos a morte", disse um dos sobreviventes do naufrágio

Nenhum comentário:
Claudemir de Sousa Costa
Foto: Proparnaíba
Após uma conversa informal com um dos pescadores, Sr. João Farias, que estava ainda muito debilitado, confirmou que na verdade estavam pescando próximo a praia da Pedra do Sal, e que de onde estavam, mesmo à noite dava para avistar a usina Eólica. Por volta das 18:00hs de ontem (17), uma onda forte veio e encheu o barco de água. Percebendo que o barco iria afundar resolveram emborcá-lo para ficaram à deriva, mas tendo o apoio da embarcação e um deles, Marco Antonio,  saiu nadando até a Pedra do Sal para pedir socorro. Os outros dois ficaram no barco naufragados porque um deles, Claudemir de Sousa Costa, não sabia nadar e nem tinha experiência de mar e não poderia ser abandonado, pois fatalmente morreria.

Devido a escuridão da noite as pessoas que foram socorrer os náufragos não mais localizaram e de imediato comunicaram a Capitania dos Portos e ao Corpo de Bombeiros de Parnaíba, que passaram a procurar, mas sem sucesso.

Pescadores de Luis Correia localizam os dois náufragos que estavam há 20 horas no mar

Nenhum comentário:
Os dois pescadores, João Farias e Claudemir, que estavam desaparecidos desde ontem à noite (17), após naufrágio próximo a Ilha das Canárias, no município de Araióses - MA, foram localizados por pescadores em Luis Correia já no litoral piauiense, por volta das 16hs de hoje (18). Ambos foram encontrados bastante debilitados, mas com vida e estão sendo atendido neste momento no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA).

Três homens saíram numa canoa para pescar e em virtude da maré muito alta, os três ocupantes foram lançados ao mar. Um dos ocupantes da canoa foi parar na Ilha das Canárias, os outros dois só foram localizados hoje à tarde, aproximadamente 20 horas depois do naufrágio. O primeiro homem localizado não sabia nadar, reside em Brasília e tinha se aventurado ao mar com os pescadores.

Edição: Jornal da Parnaíba
Com informações de Gilson Andrade/180Graus

Joãzinho Unimagem vai se transferir para o PP e sair candidato a prefeito de Parnaíba

2 comentários:
Joãozinho Unimagem
Do alto de seus 18 mil votos conseguidos em Parnaíba na última eleição para deputado federal, o Técnico de Laboratório e Raios X João Batista Gonçalves de Sousa, mas conhecido como Joãozinho da Unimagem, está com a ficha do Partido Progressista (PP) na mão e deve assinar nos próximos dias.

Joãozinho deve sair do Partido do Movimento Democrático Brasileiro - PMDB e entrar no partido do senador Ciro Nogueira, com pretensões de concorrer na sucessão municipal em Parnaíba no próximo ano. O terceiro suplente de deputado federal de sua coligação (PRB / PT / PMDB / PTN / PR / PSB / PRP / PC DO B) está confiante e toma por base a sua votação no último pleito.

O senador Ciro Nogueira será o padrinho e é quem vai abonar a ficha de filiação que segundo a imprensa local será com grande festa em Parnaíba.

Redação: Jornal da Parnaíba

Chuva forte em Parnaíba deixa rastro de destruição nos bairros

Nenhum comentário:
A Chuva que caiu na noite de ontem deixou um rastro de destruição, no bairro de Santa Luzia. Por exemplo o alambrado da quadra esportiva foi arrastado pela a força das águas, o colégio Plautila Lopes que fica na frente da quadra ficou totalmente inundado.

Já no bairro São José as ruas ficaram alagadas e os moradores tiveram dificuldades para sair de casa, os piscinões que ficam no bairro Piauí transbordaram e alagou varias casas. A Cidade ficou as escuras durante quase uma hora.

Um raio caiu na casa do senhor Raimundo Nonato Machado, 48 anos, na avenida Pinheiro Machado, no bairro Alto Santa Maria, em Parnaíba, causando um grande estrago.

Edição: Jornal da Parnaíba
Fonte: 45Graus

Stefhany, do Cross Fox, lança novo videoclipe

Nenhum comentário:
Stefhany - Foto Divulgação
A cantora piauiense Stefhany, que fez sucesso em todo o Brasil com o clipe do Cross Fox, acaba de lançar um novo vídeo, com a música Menino sexy. Ela agora mora em São Paulo, onde administra sua carreira.

Pelos comentários postados por espectadores até agora, o lançamento tem tudo para ser cultuado como mais uma pérola bizarra da internet.

O clipe é cheio de efeitos especiais e mostra a cantora em coreografias sobre as águas do mar, junto com um grupo de dançarinas fantasiadas de guerreiras. Elas entram em uma caverna para chegar ao uma espécie de ferro-velho, onde salvarão um grupo de homens de sunga aprisionados em jaulas.

Polícia prende elemento acusado de vários assaltos em Buriti dos Lopes

Nenhum comentário:
Paulo César Costa Filho
Paulo César estava com a prisão preventiva decretada deste o ano passado e encontrava-se foragido

Policiais militar e civil da Delegacia de Buriti dos Lopes prenderam, na manhã dessa sexta-feira (18), por volta das 11horas, o elemento Paulo César Costa Filho, 20 anos, morador aqui de Buriti, acusado de assalto a mão armada e roubos em pelo menos quatro estabelecimentos da cidade.

A maioria das vítimas de Paulo César são comerciantes. Armados, Paulo César entrava nos comércios e anunciava os assaltos, deixando as vítimas na maioria das vezes sem reação. A Delegacia local estava com um mandato de prisão preventiva contra o elemento assinado pela Juíza da Comarca Dr.ª Elfrida Costa Belleza Silva desde o dia 18 de outubro de 2010.

Hoje pela manhã os policiais receberam uma informação de que o foragido encontrava-se na região e saíram em sua captura, à polícia então conseguiu prender Paulo César que não esboçou reação. Agora será feito um reconhecimento do elemento pelas vítimas, mesmo porque ele nega tudo.

"Obras do Porto de Luis Correa tem R$ 37 milhões liberados em bancos" diz governador

Nenhum comentário:
Governador Wilson Martins
Foto: Cidade Verde
O governador Wilson Martins anunciou hoje (18), antes de ministrar a aula inaugural do curso de Mestrado em Ciência Política da Universidade Federal do Piauí (UFPI), que existem nos bancos, já liberados, para o Porto de Luis Correia, R$ 37 milhões.

“Esses recursos estão disponíveis para a conclusão das obras no porto de Luís Correia, que o Governo do Estado espera entregar até 2013 e servirá como ponto de escoamento da produção de empresas como a Suzano Papel e Celulose, que após a completa instalação no Piauí, deve gerar sozinha um aumento de cerca de 15% no PIB estadual”, disse o governador.

Wilson Martins disse ainda que outros projetos de infraestrutura envolvem a navegabilidade do rio Parnaíba e a construção de rodovias que atendam às necessidades dos diferentes setores produtivos do estado. “O Piauí perdeu o bonde da história. No passado, ficou preso ao extrativismo e não trabalhou a indústria de transformação. Agora é preciso recuperar o tempo perdido”, declarou o governador.

Redação: Jornal da Parnaíba

Bombeiros encontram corpo do homem afogado no Rio Pirangi

Um comentário:

Localizado corpo de homem que
afogou-se no rio Pirangi

Corpo do Lavrador Que Estava Desaparecido é Encontrado; O corpo do lavrador Odair José Nunes da Cruz que estava desaparecido no Rio Pirangi desde a última terça foi encontrado hoje pela manhã (17) por volta das 11:00.
 
O corpo de Bombeiro foi até o local no sentido de encontrá-lo, fizeram inúmeras buscas e o localizaram no lugar chamado “poço cercado” que fica aproximadamente 300 metros do local onde ele havia caído. De acordo com os Bombeiros o fato dele está debaixo de muita areia no fundo do rio dificultou muito a sua localização, ele já estava em estado de decomposição e bastante inchado. A família aguardava a liberação médica do corpo para posteriormente enterrá-lo no cemitério do povoado Nazilândia.
 
Clicando e "Continuar lendo..." verá imagens fortes!

Parnaíba: Casa é atingida por raio durante o temporal desta quinta feira

Nenhum comentário:
Raio atingiu uma casa em Parnaíba
Destruição: Casa é atingida por raio durante o temporal que caiu em Parnaíba na noite desta quinta feira, por volta das 21:30hs.

A casa do senhor Raimundo Nonato Machado, 48 anos, na avenida Pinheiro Machado, foi atingida por um raio durante a chuva por volta das 21h40 de quinta-feira (17) no bairro Alto Santa Maria em Parnaíba.

Ele estava no quarto e seus filhos reunidos com amigos na sala, quando o clarão seguido do estrondo gerou um apagão na cidade. O relâmpago atingiu o pára-raios de uma torre de telefonia e parte da descarga acertou a casa de Raimundo.

Diocese de Parnaíba realiza Retiro do Clero

Nenhum comentário:

Dom Erwin Krautler, presidente do
Conselho Indigenista Missionário (CIMI).



Os padres da diocese de Parnaíba estão de Retiro Espiritual desde o dia 14, e se estenderá até 18 (sexta), juntamente com o seu bispo diocesano Dom Alfredo Schaffer, no Convento dos Frades Capuchinhos.

O encontro espiritual que está acontecendo, na cidade de Parnaíba, tem como objetivo ser uma parada para que os padres possam a partir de orações, celebrações e meditações revigorar suas forças para o trabalho pastoral em suas paróquias. O Retiro Espiritual é um momento oportuno de formação e vivência da comunhão eclesial. Todos os presbíteros diocesanos da diocese participam integralmente.

Cultiva-se durante o Retiro um clima de silêncio profundo, orações individuais e coletivas, momento penitencial com a confissão dos presbíteros, adoração ao Santíssimo Sacramento e celebração da Eucaristia, uma especial ocasião de graça de Deus.

O retiro está sendo conduzido por dom Erwin Krautler, bispo do Xingu, Mato Grosso, e presidente do Conselho Indigenista Missionário (CIMI).

Edição: Jornal da Parnaíba
Fonte e Foto: CNBBNE

Governo trabalha para produzir mais energia limpa

Nenhum comentário:
Usina Eólica Pedra do Sal
O governo quer o Piauí gerando energia limpa, de qualidade, para que possa impulsionar seu desenvolvimento. Projetos estão sendo trabalhados para garantir os investimentos necessários à construção de hidrelétricas, energia solar e eólica, em condições que possam suprir as necessidades do Estado, desde o setor industrial ao próprio uso doméstico.

O gás natural também está entre as prioridades do governo. Entre as barragens previstas três das cinco programadas para o rio Parnaíba já se encontram em fase de leilão para posterior licitação - Palmeirais, Floriano e Uruçuí. Também foi decidida, pela Agência Nacional de Petróleo (ANP), a pedido do governador Wilson Martins, a perfuração de um poço de R$ 50 milhões para exploração de gás natural do lado piauiense da bacia do Parnaíba, enquanto as multinacionais Abengoa Brasil e Befesa anunciam investimentos para a produção de energia solar.

Dois pescadores estão desaparecidos nas águas do Delta do Parnaíba

Nenhum comentário:
O Corpo de Bombeiros e a Capitania dos Portos de Parnaíba, estão averiguando o possível desaparecimento de dois pescadores no Delta do Parnaíba. Segundo informações, os dois homens residentes na Ilha Grande de Santa Isabel, desapareceram na noite desta quinta-feira.

Três homens sairam numa canoa para pescar e em virtude da maré muito alto, os três ocupantes foram lançados ao mar. Um dos ocupantes da canoa, foi parar na Ilha das Canárias, município de Araióses ,os outros dois, estão desaparecidos. Segundo informações, o homem que já foi localizado não sabia nadar, reside em Brasília e tinha se aventurado ao mar com os pescadores.

Mais informações, logo mais.

Edição: Jornal da Parnaíba
Fonte: Gilson Andrade/Ilha Grande/180Graus

Ação policial apreende animais silvestres, drogas e armas em Araióses e Chapadinha

Nenhum comentário:
Araióses - MA
Uma ação conjunta das Polícias Civil e Militar de Araioses e Chapadinha, em cumprimento a cinco mandados de busca e apreensão, apreenderam drogas, armas de fogo e animais silvestres. A operação ocorreu na última quarta-feira (16), em diversos Povoados da Região de Araioses.

Foram presos: Francisco das Chagas Serejo, o Chagas Besouro; Bruno Machado, o Macolt; Francisco das Chagas Silva de Araujo, o Chiquinho; Daniel de Oliveira do Nascimento, residente no Povoado Carnaubeira e André Rodrigues da Silva, o Cacheado. Eles foram conduzidos a Delegacia de Araioses onde prestaram esclarecimentos sobre suas atividades ilícitas.

TJMA sorteia vagas para deficientes no cartório de Araióses e outras comarcas

Nenhum comentário:
Fórum de Araióses - MA
A comissão do concurso que oferece 149 vagas para serventias de notas e registros do Estado do Maranhão, realizou na quinta-feira, 17, no auditório do Plenário do Tribunal de Justiça, audiência pública para o sorteio das vagas nos cartórios reservados a candidatos portadores de deficiência. A audiência foi presidida pelo desembargador Cleones Carvalho.

Segundo o edital do concurso, 5% das vagas são destinadas aos portadores de necessidades especiais. De acordo com o resultado do sorteio, feito pela a promotora de Justiça Theresa de La Iglesia, pelo critério de ingresso, serão reservadas 5 dentre as 100 serventias extrajudiciais vagas: São José dos Basílios, Montes Altos, Buriti Bravo, Cantanhede e Araioses. Por remoção, serão 3 dentre as 49 vagas: Boa Vista do Gurupi, Brejo e São Roberto.

Profissionais da prefeitura serão capacitados para recuperação de jovens infratores

Nenhum comentário:
Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Parnaíba participarão de capacitação para recuperação de jovens infratores.

Profissionais da Secretaria de Saúde do Município de Parnaíba participarão de uma capacitação para trabalharem no Plano Operativo de Atenção Integrada à Saúde do Adolescente em Conflito com a Lei, a ser implantado. O evento acontecerá no auditório do hotel cívico, sempre a partir das 19h. A diretora de atenção básica da Secretaria Municipal de Saúde, Joara Gonçalves, disse que o objetivo da capacitação é sensibilizar a sociedade e profissionais que prestam assistência a esses adolescentes como as equipes de saúde da família, Pronto Socorro Municipal , Cras, complexo do menor e do hospital Dirceu, para que se tornem ainda mais capacitados para promover o retorno desses jovens no meio social . O Plano incluirá ações sócio-culturais e educativas, através das oficinas de arte, leitura e outras

A capacitação reúne ainda representantes da Sedesc, todos os Cras, Creas, Caps, e Caps Ad, da promotoria da vara da Criança e do Adolescente e do Conselho Tutelar. A Programação iniciará com a inscrição dos interessados, pronunciamentos de abertura seguido de coquetel

Edição: Jornal da Parnaíba
Fonte: Paulo Ferreira/Secom-PMP

Fórum irá discutir resíduos sólidos e gestão da água em Parnaíba

Nenhum comentário:
Ribamar Silva
Sec. de Meio Ambiente
A Secretaria do Meio Ambiente, em parceria com a Agespisa (Àgua e Esgotos do Piauí S/A), irá realizar no próximo dia 23, no auditório da UESPI, na Av. Nossa Senhora de Fátima, a partir das 8hs o I Fórum de Discussão sobre a Gestão Social da Água e dos Resíduos Sólidos no município de Parnaíba para o Desenvolvimento do Turismo Sustentável.

A dinâmica dos trabalhos se dará através de mesas redondas, com presença de moderadores que viabilizarão as discussões, contribuindo desta forma para o êxito dos debates.

José de Ribamar Sousa da Silva, enfatizou que "esta é uma discussão premente nos dias atuaias. Caso o lixo não tenha um tratamento adequado, ele acarretará sérios danos ao meio ambiente, puluindo as águas, o solo e o ar", disse o secretário de Meio Ambiente do Município de Parnaíba.

O fórum tem o objetivo de levar à sociedade parnaibana uma reflexão a respeito deste tema relevante para o desenvolvimento sustável do município e região. Entre os palestrantes, estão representantes da Codevasf, Semar, Secretaria das Cidades, Universidade Federal do Piauí, da Prefeitura de Parnaíba e da própria Agespisa.

Redação: Jornal da Parnaíba

Delegacias de Parnaíba ainda registram B.O. manualmente

Nenhum comentário:
As delegacias do estado do Piauí precisam passar por uma reformulação e principalmente equipá-las com internet, computadores, impressoras e pessoal treinado para este mister. É inadmissível que em pleno 2011, delegacias de cidades como Parnaíba os Boletins de Ocorrências (B.O.s) ainda sejam feitos de forma manual.


Boletim de Ocorrência feito manualmente no estado do Piauí
Foto: Carlson Pessoa
Nas delegacias dos estados vizinhos, como Maranhão e Ceará o B.O. é digitado e enviado a um computador central onde ficam arquivados. Logo após a digitação é entregue uma via do B.O. para o denunciante, que serve de prova do registro. Quando necessário tirar uma segunda via da ocorrência ela já está lá, pronta para ser impressa.

Um exemplo disso foi o B.O. nº 209/03/2011 feito ontem (17) na delegacia do 1º Distrito Policial de Parnaíba, quando o comerciante João Evangelista Carneiro, membro da paróquia de Nossa Senhora da Graça de Parnaíba teve que registrar uma ocorrência. Veja foto acima

Outro descaso que também ocorre é a guarda dos livros de registro de ocorrências antigos. Recentemente tivemos conhecimento de que o Promotor de Justiça da Vara de Família solicitou uma cópia de um Boletim do ano de 1994 e não foi possível porque o livro de registro estava comido pelas traças, prejudicando com isso o parecer do promotor. Estas ocorrências já deveriam ter sido digitalizadas há anos.

Diariamente está sendo denunciada na mídia local o fechamento ou as péssimas condições dos P.P.O.’s (Pelotão de Patrulhamento Ostensivo). A Penitenciária Mista de Parnaíba, Dr. Fontes Ibiapina é mais um caso que vem sendo denunciada com freqüência. Presos amontoados em cela, comendo em sacos plásticos, fugas, dentre outras denúncias. Em suma, a segurança no estado do Piauí não está sendo levado a sério! E isto não é de agora, entra governo e sai governo, entra secretário e sai secretário, nenhum deles foi capaz de modernizar o sistema. Com isso vamos convivendo com uma segurança da idade da pedra lascada.

Redação: Jornal da Parnaíba

Arrombaram e rasparam os cofres da Igreja Matriz de Parnaíba

Nenhum comentário:
Um dos cofres arrombados
Compareceu a delegacia do 1º Distrito Policial de Parnaíba o comerciante João Evangelista Carneiro, membro da paróquia de Nossa Senhora da Graça de Parnaíba para denunciar que os cofres de arrecadação de doações dos fieis durantes as missas, foram todos arrombados durante a noite do dia 16 de março.

Não há nenhum vestígio de arrombamento das portas da igreja que fica localizada no centro da cidade na Praça da Graça. Suspeita-se a principio, que um ou mais elementos entraram na igreja quando as portas ainda estavam abertas. O delegado Klécio Moreira está encarregado de apurar o caso.

Edição: Jornal da Parnaíba
Fonte: Blog do Pessoa

Recém inaugurado o Bar Porto Salgado agrada ao público no Porto das Barcas

Um comentário:
Teófilo Lima em apresentação no Porto Salgado Lado 2
Recém inaugurado o Bar Porto Salgado Lado 2 promete agradar público nas noites de fim de semana. Variedade de Músicas ao Vivo, será o atrativo do no Complexo Cultural Porto das Barcas, em Parnaíba.

O cantor parnaibano Teófilo Lima nessa semana ousou e diversificou a programação musical, de acordo com estilos e gostos para quem foi prestigiar o aconchego do espaço ao som de muita música ao vivo. Ontem, quinta feira foi Palco Livre e para esta sexta está prevista uma noite romântica com música e poesia e para o sábado haverá uma retrospectiva musical com Arquivo Sonora, Década de 80 e Atualidades.

Redação: Jornal da Parnaíba
Com informações e fotos do 180Graus

Parnahyba perde em Barras e conplica sua classificação

Nenhum comentário:
Parnahyba durante a preleção
(Foto: PSC)
O Parnahyba Sport Club foi derrotado pela equipe do Barras, vice-campeã piauiense, pelo placar de 2X1 no Estádio Juca Fortes em partida válida pela segunda rodada da Taça Reinaldo Ferreira, na cidade de Barras.

O confronto foi realizado nesta quinta-feira (17/03) às 19 horas. A equipe azulina do litoral fez a sua segunda partida válida pelo Torneio Movimentação. Os gols da equipe do Barras foram marcados no primeiro tempo do jogo, já o Parnahyba, demonstrando um excelente preparo físico e forte nas bolas paradas, dominou o segundo tempo em um campo encharcado, convertendo aos 33 minutos, após cobrança de escanteio.

quinta-feira, março 17, 2011

Parnaíba sediará o evento 'Paixão de Cristo"

Nenhum comentário:
A Coordenação do espetáculo da Paixão de Cristo e o Grupo PES convida a sociedade piauiense para participar do espetáculo de rua “Um Homem Chamado Jesus – Paixão de Cristo 2011”.

O evento acontece há 16 anos durante a Semana Santa em Parnaíba e já é tradição regional. Para maiores informações: (86) 3323-4654 (Erivelto Rocha); 9921-7371/9461-3228 (Juarez); 9467-3382 / 8813-1569 (Gislanne) ou fazer uma visita durante os ensaios nas terças e quintas-feiras, das 19:30 as 22:00h no salão São Francisco (ao lado da igreja São Sebastião).

Edição: Jornal da Parnaíba
Fonte: Lena Mendonca/180Graus

Parnaíba: Presos domem amontoados e comem em sacos plásticos

Nenhum comentário:
Presos dormem amontoados em cela
Presos dormem amontoados e comem em sacos plásticos em celas no Piauí. Em Parnaíba as condições precárias continuam no local, mesmo após a visita da OAB em novembro do ano passado. O retrato é de total descaso em fotos de celas na penitenciária mista de Parnaíba (318 km de Teresina). As imagens mostram presos amontoados nos pavilhões e dividindo camas com outros detentos.
 
As fotos mostram que as condições precárias na penitenciária continuam mesmo depois da visita da Comissão de Direitos Humanos da OAB/PI, no mês de novembro, após denúncia divulgada no programa Notícia da Manhã e no Cidadeverde.com. As denúncias são dos agentes penitenciários que não suportam mais a situação de “penúria” em que os presos estão sendo tratados.

Paralização das aulas na UESPI a partir de segunda

3 comentários:
Graça Ciríaco
“Parnaíba está muito ruim. Não temos a mínima condição estrutural. Falta clipe, pincel, até papel para imprimir a comprovante de matrícula dos alunos. Não vamos paralisar porque não queremos (trabalhar), mas porque não podemos”, disse a professora Graça Ciríaco, presidente do Sindicato dos Docentes da Uespi durante assembleia na manhã desta quinta-feira (17) que decidiu por iniciar uma paralisação das aulas na UESPI a partir da próxima segunda-feira (21), dia em que começaria o primeiro período letivo de 2011 na instituição.

Os docentes reivindicam melhores condições de trabalho. Eles afirmam que não há sequer pincel e papel para as aulas. Por isso o sindicato decidiu pela paralização das atividades acadêmicas até que esta situação se resolva.

Jornal da Parnaíba

Fugitivo da Penitenciária de Parnaíba foi recapturado em Esperantina

Nenhum comentário:
Carlos André Alves de Carvalho, fugitivo da Penitenciaria Mista Fontes Ibiapina, de Parnaíba, na última semana de janeiro de 2011, já foi recapturado na cidade de Esperantina-PI pela Policia Militar.

O "fujão" com nome de cantor já encaminhado para a Casa de Custódia em Teresina, onde será bem mais difícil fugir novamente.

Carlos André foi o único do grupo de doze detentos que conseguiu fugir da penitenciaria na tentativa de fuga acontecida na madrugada 30 de janeiro deste ano, onde estava preso há apenas dois dias. Ele é natural de Matias Olímpio – PI e cumpre pena por furto.

Ferramentas usadas na fuga
Segundo informações do chefe de disciplinas da penitenciária Parnaíba os presos usaram escovas de dente e aparelhos de barbear para fazer buracos nas paredes e no chão, além de serrar as grades.

Morte durante a fuga
Durante a fuga o preso Luzinaldo Cruz dos Santos foi alvejado com dois tiros nas nádegas e não resistiu aos ferimentos e foi a óbito por volta das 10h00min da manhã do mesmo domingo. Luzinaldo era natural de Teresina e havia chegado a Penitenciária na sexta feira, 29 de janeiro.

Notícias relacionadas:

Redação: Jornal da Parnaíba
Com informações do Blog do Pessoa

Capitão Tales deverá ser o novo diretor da penitenciária Irmão Guido

Nenhum comentário:
Segundo informações extra-oficiais o Capitão Tales deverá ser nomeado para diretor da penitenciária Irmão Guido, Em Teresina.

O capitão Tales estava em Parnaíba, na Academia de Formação de Oficial. Com a desativação da academia ele deverá ser transferido para Teresina e ser o novo diretor da Irmão Guido. Só está dependendo do Comandante Geral da PM, coronel Rubens Pereira.

Redação: Jornal da Parnaíba

Faculdade INTA inaugura novas instalações

Nenhum comentário:
Iweltiman Mendes, diretor do INTA
Foi inaugurada no inicio desta semana, em Parnaíba, a nova sede da Faculdade Internacional do Delta - INTA.

Na oportunidade foi realizada uma solenidade de entrega de diplomas do PRODOC, seguido de um coquetel para marcar o novo momento da instituição.

O diretor do INTA em Parnaíba, professor Iweltiman Mendes, falou da importância de ter um prédio novo para alunos da instituição e das perspectivas ainda para este ano de novos cursos na faculdade.

Último período do defeso do caranguejo-uçá de 2011 começa dia 20

Nenhum comentário:
Catador de caranguejo-uça do
Delta do Parnaíba
O sexto e último período do defeso do caranguejo de 2011 irá começar dia 20 encerrando em 25 de março. Os que atuam na captura, manutenção em cativeiro, conservação, industrialização e comercialização do caranguejo-uçá deverão fornecer ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis- Ibama-, a relação detalhada dos estoques de animais vivos, congelados, pré-cozidos, inteiros ou em partes.

O documento deverá ser entregue até às 18h, do dia 19 de março no Ibama, que em Parnaíba fica na Rua Merval Veras, 80 – Bairro Nossa Senhora do Carmo - PI, 64200-916 - Fone: (0xx) 86 3321-2585. A medida faz parte do defeso, ação que garante a preservação da espécie do caranguejo-uçá, nos primeiros meses do ano, e que neste terceiro mês o último período acontecerá de 20 a 25 de março.

Mais um caso de suspeita de dengue homorráca em Parnaíba

Nenhum comentário:
Hospital Estadual Dirceu Arcoverde
Deu entrada nesta quarta feira (16), às 17:00, no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde, em Parnaíba, mais uma pessoa com suspeita de dengue hemorrágica.

Trata-se de uma mulher de aproximadamente 45 anos que apresentava todos os sintomas da doença. Segundo seus familiares ela já está há uns 10 dias doente e só vem piorando, por isso resolveram levá-la ao hospital para uma consulta, mas os médicos ao perceberem a gravidade do caso e providenciaram a sua internação para fazer os exames. Se confirmado, este será o terceiro caso em Parnaíba.

Recentemente ocorreram dois casos de mortes por dengue hemorrágica em Parnaíba. Um deles vitimou a menina Cibélia Raissa de Araújo Veiga, de 05 (cinco) anos de idade que veio a óbito na manhã desta terça feira (15), ela era residente na Ilha Grande. Outro caso foi de um homem de 41 anos de idade, residente à Rua Guaporé, no Bairro Piauí, em Parnaíba. Ele faleceu no Hospital Dirceu Arcoverde, às 1h15 do dia 08 deste mês.

Uma criança de 7 anos do município de Luís Correia, também foi acometida da doença, tendo sido o primeiro caso confirmado de dengue hemorrágica no estado, naquela oportunidade.

Maiores informações sobre este caso serão divulgadas ainda hoje.

Jornal da Parnaíba

Eletrobras Distribuição Piauí instala terminal de autoatendimento em Parnaíba

Nenhum comentário:
Eletrobras Distribuição Piauí em Parnaíba
Inovação tecnológica na energia: A Eletrobras Distribuição Piauí vai instalar um terminal de autoatendimento em Parnaíba. A inovação é vantajosa tanto para a empresa quanto para os consumidores. Os usuários poderão tirar a segunda via da conta de luz sem nenhum custo adicional, antes custava R$ 1,70 e só era retirada nas agência de atendimento e na maioria das vezes enfrentando longas filas.

Inicialmente, a Eletrobras Distribuição Piauí comprou sete máquinas de autoatendimento. Duas ficarão na capital, outra em uma das cidades da regional Metropolitana e uma em cada sede das regionais, quais sejam, Norte (Parnaíba), Centro-Sul (Floriano), Sudeste (Picos) e Sul (Bom Jesus). Todas devem ser instaladas até o final deste mês.

Família de jovem assassinado quer o fechamento do M. Shows

2 comentários:
Igor José Cruz dos Santos
A família de Igor José Cruz dos Santos, assassinado dentro do M. Shows, na madrugada de domingo, quando da realização da Festa da Ressaca do Carnaval, com as Bandas Chicabana e Forró dos Plays, está organizando um abaixo assinado e entrará na justiça para intervenção daquela casa de shows alegando a falta de segurança do local e a omissão do proprietário do clube em não prestar socorro às vítimas da briga do último dia 13 de março.

Antes mesmo que a festa acabasse, ainda dentro do clube M Shows, Igor José Cruz dos Santos, levou uma perfuração por faca na altura da virilha, atingindo a veia femural e veio a óbito ainda no local. O servente de pedreiro, André do Nascimento Silva, de 21 anos de idade foi perfurado no pescoço e se encontra na UTI do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde em estado grave. Outro jovem de nome Francisco Júnior Gomes de Sousa teve um corte na mão e teve que ser atendido e internado na enfermaria do mesmo hospital.

Polícia prende idosa com maconha no Bairro Pindorama em Parnaíba

Um comentário:
Maria d Socorro Ferreia da Silva
Conhecida como Juruta
Os Grupos Giro e Tático da Polícia Militar realizaram no início da noite desta quarta-feira (16/03) no Bairro Pindorama, por volta 18h20min, apreensão de maconha na residência de Maria do Socorro Ferreira da Silva de 65 anos, localizada na Rua Afonso Pena Nº 1573 – Bairro Pindorama, em Parnaíba, no litoral Piauiense.

Policiais do Grupo Giro sob o comando do Sargento-PM Sousa Filho em uma ronda por volta das 17h30min no Bairro Pindorama fechou mais uma boca de fumo, desta vez na Rua Afonso Pena 1573 Bairro Pindorama na residência de Maria do Socorro Ferreira de Sousa, conhecida no mundo das drogas como "Juruta" de 65 anos de idade, já bastante conhecida da policia na pratica de trafico de drogas naquela região.


Gustavo Nascimento Oliveira

Com ela foi encontrado 17 papelotes e um tablete de maconha de aproximadamente 185 Gramas, um cordão tipo "bijuteria”, dois celulares e dois carregadores.

Um homem por nome Gustavo Nascimento Oliveira, de 35 anos de idade, residente na Rua Marechal Pires ferreira, 1451 no Bairro São Benedito, estava dentro da residência da traficante quando a policia chegou e foi detido. O menor de iniciais R.L.S, de 17 anos de idade também foi detido pela policia e todos foram levados para a Central de Flagrantes e autuados por tráfico de drogas.

Menor R.L.S.
Por Carlson Pessoa
Fotos Cleiton Paparazzo
Blog do Pessoa
Edição: Jornal da Parnaíba

Parnahyba e Barras nesta quinta no estádio Juca Fortes

Nenhum comentário:
Formação do Parnahyba que jogou a partida contra o 4 de Julho
Foto: Clemilton Silva
O Parnahyba Sport Club joga sua próxima partida novamente fora de casa nesta quarta-feira (17) quando enfrenta a equipe do Barras Futebol Clube, no estádio Juca Fortes na cidade de Barras a partir das 19h em jogo válido pela Taça Reinaldo Ferreira.

O Parnahyba vem de uma vitória sobre o 4 de Julho por 2X1 quebrando um jejum de quase 6 anos sem vencer o Colorado fora. Foi um jogo difícil, debaixo de chuva, mas as dificuldades não foram suficientes para impedir o Tubarão de sair vitorioso em sua partida de estreia pelo Torneio da Movimentação. Já o Leão do Marataoan, vice-campeão piauiense de 2010 vem de uma derrota por 3X1 fora de casa para o Comercial de Campo Maior

O Tubarão está em segundo lugar no Grupo B ou Chave Norte do Torneio tendo em vista que o Comercial venceu o Barras por 3x1 e ganha no saldo de gols, para se classificar o Parnahyba precisa terminar em 1o lugar ou ser o melhor 2o lugar de todas as chaves. A Chave do Norte é considerada uma das mais fortes do torneio uma vez que nela estão o campeão e o vice do último estadual. O Comercial jogou duas grandes partidas contra o Palmeiras e o Barras também duas contra o ABC de Natal, todas pela Copa do Brasil de 2011.

O técnico Batista Filho ficou muito feliz com o resultado e espera que a classificação seja a coroações de um trabalho que já dura dois meses de treinos no CT do clube.

Esta partida inicialmente estava marcado na tabela para acontecer na quinta-feira (17/03) no estádio Municipal Mão Santa em Parnaíba, sofreu alteração e será realizado no Estádio Juca Fortes na cidade de Barras no mesmo horário, às 19 horas.


Jornal da Parnaíba

Prova para Prefeitura de Água Doce será realizada no domingo

Nenhum comentário:
O concurso de Água Doce do Maranhão é para o preenchimento de 130 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior. O vencimento é de até R$ 3.000,00.

Serão realizadas no próximo domingo (20) as provas objetivas do Concurso Público da Prefeitura de Água Doce do Maranhão – Maranhão que visa formar cadastro de reserva em 130 oportunidades, com salários entre R$ 540,00 a R$ 2.300.


Desde o dia 09 de março estão disponíveis os locais e horários de realização das Provas Objetivas.
A Prova Objetiva, nível Fundamental, Médio e Superior será de múltipla com duração de 4 horas com hora, local e sala indicados no Cartão de Identificação.

Cargos do Concurso Água Doce do Maranhão
Professor, Turismólogo, Enfermeiro, Secretária, Agente Administrativo, Guarda Municipal, Técnico de Enfermagem, Agente de Limpeza, Motorista, Auxiliar de Serviços Gerais, Vigia, entre outros.

O Concurso Público tem validade de 2 anos, podendo ser prorrogado por igual período se necessário. O gabarito será divulgado na quarta feira, dia 23.

Jornal da Parnaíba

quarta-feira, março 16, 2011

Motoqueiro atropela ciclista e foge deixando a moto no local

Nenhum comentário:
Samu faz atendimento ao acidentado
A polícia procura o acusado de provocar a colisão entre moto e bicicleta que deixou ferido em Parnaíba. Segundo testemunhas, dois rapazes, cada um pilotando uma motocicleta, estavam em alta velocidade.

O acidente aconteceu na noite desta terça-feira (15) no cruzamento das ruas Guaporé com Tamoios, bairro Piandora em Parnaíba. Segundo testemunhas, dois rapazes, cada um pilotando uma motocicleta, estavam em alta velocidade.

Um dos rapazes, não identificado pela polícia, colidiu com um ciclista, após o choque o condutor da moto evadiu-se do local deixando seu veículo, trata-se de uma moto Honda Fan de cor vermelha e placa LVM-6686 de Parnaíba - PI. Populares afirmaram que ele fugiu na garupa da moto do outro rapaz.

Homem morre afogado nas águas do Pirangi

2 comentários:
Águas do Rio Pirangi
Buriti dos Lopes: Por volta das 13hs de ontem - dia 15 - o homem identificado por Odair José Nunes da Cruz (37 anos) casado, que residia no assentamento Nazilândia - distante a 09km do centro de Buriti dos Lopes - morreu afogado quando banhava na companhia de amigos no Rio Pirangi - altura da localidade Salgadinho.

Uma equipe do Corpo de Bombeiros esteve no local realizando buscas, mas até o presente momento o corpo não foi encontrado. O repórter Yuri Gomes entrou em contato com a delegacia de Buriti dos Lopes e falou com o policial civil Bebezinho e ele informou que naquele momento a polícia estava seguindo para o povoado Salgadinho - a pedido da prefeita em exercício Elcira Percy - para conter a ação de pessoas daquela região que estariam quebrando a ponte do povoado, revoltados com o afogamento de Odair José.

Erosão em obras de saneamento feito pela Agespisa deixa ruas e avenidas esburacadas em Parnaiba

Nenhum comentário:
Sinalização de buraco em cima de tubulação
de obra da Agespisa em Parnaíba (Foto: Secom)
A Secretaria de Serviços Urbanos e Defesa Civil da Prefeitura de Parnaíba encaminhou à Construtora Jurema pedido de providências urgentes para o fechamento de inúmeros buracos nas ruas e avenidas que receberam obras de saneamento contratadas pela Agespisa. Entre os locais mais críticos estão trechos da Avenida Nossa Senhora de Fátima, Rua Tabajara, Rua Benedito Santos Lima, próximo à Avenida São Sebastião, entre outras.

O secretário de serviços urbanos e defesa civil, Antônio de Pádua Melo, disse que o pedido de providências à Construtora Jurema deve-se à preocupação do município com a segurança dos condutores de veículos, ciclistas e pedestres. A maioria dos locais já foi sinalizada, conforme solicitação da Prefeitura, para evitar acidentes, enquanto não acontece a recuperação dos asfaltos e calçamentos.

TCE pede o bloqueio das contas de Cocal, Ilha Grande e mais 62 prefeituras

Nenhum comentário:
Tribunal de Contas do Estado do Piauí
TCE solicitou o bloqueio das contas de 64 prefeituras e 31 câmaras. A lista está disponibilizada ai em baixo. É o maior número de contas bloqueadas registrado em 2011. Em 13 cidades, prefeitura e câmara foram atingidas. Cocal e Ilha Grande foram objeto da solicitação do TCE e são reincidentes.

O Tribunal de Contas do Estado - TCE/PI - pediu nesta quarta-feira (16) o bloqueio das contas de 64 prefeituras, cerca de 28,6% dos municípios do Piauí, além de 31 câmaras de vereadores. Os gestores estão inadimplentes por mais de três meses no sistema de prestação de contas eletrônico do TCE, o SAGRES.

Mutilaram a lei da ZPE de Parnaíba

Nenhum comentário:
Renato Santos Junior
O brasileiro sabe que no país são editadas leis para pegar e outras para não vingar. O que não sabem talvez, é que no Piauí tem lei que é criada para posteriormente ser mutilada. Sim, mutilada, o mesmo que destruída em parte de ter depreciado ou diminuído o seu merecimento. O fato diz respeito à Lei Estadual nº 6021 de 05 de outubro de 2010 – Lei de Criação da ZPE de Parnaíba.

Meses depois de sancionada, mais precisamente em 20 de dezembro de 2010, quando da constituição da Companhia Administradora da ZPE de Parnaíba, a empresa foi sorrateiramente formalizada junto a Receita Federal do Brasil e Junta Comercial do Estado do Piauí de forma mutilada ao ter a sua sede alterada para Teresina, sem que assim algum diploma legal disponha.

Não cumprir a Lei é crime, alterá-la em seu contexto é usurpação, é assumir um exercício por fraude ou artifício. Também é crime prestar informações falsas como feitas a RFB e JUCEPI, ao documentarem que a sede da Cia. Administradora é em Teresina, em flagrante descumprimento da Lei da Criação que a estabelece em Parnaíba.

O ato precisa ser de imediato corrigido. Não se deve ter receio de reconhecer um erro e repará-lo a não ser que a presunção de alguns se sobreponha à ordem instituída e à razão.

Esgotadas as tentativas de reverter o erro pela via administrativa, alternativa outra não cabe senão trilhar o caminho da justiça e para tal a sociedade parnaibana, legítima proprietária da ZPE, deve urgentemente se mobilizar através de uma ação popular reivindicando das autoridades judiciárias as providências cabíveis.

Por Renato Santos Júnior
Renato Santos Júnior é professor universitário e foi voluntário no processo de criação da ZPE de Parnaiba, na etapa inicial coordenada pela Prefeitura de Parnaiba.

Jornal da Parnaíba

Prefeitura de Parnaíba mantém ações para proteger a população de epidemia de dengue

Nenhum comentário:
As equipes formadas pela Prefeitura de Parnaíba para combater a dengue, estão trabalhando diariamente para evitar o surgimento de novos casos, embora o município esteja entre os de menores índices de infestação no Estado. A informação é da gerente do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Karliane Uchoa. Neste ano de 2010 foram registrados 28 casos suspeitos de dengue, dos quais foram confirmados sete, até o momento. A gerente explicou que a situação é de alerta e de ações constantes para bloquear focos do aedes aegypti em todas as áreas da cidade, através do trabalho de agentes ambientais e profissionais de outras secretarias municipais.

O objetivo do município, segundo ela, é evitar o surgimento de outros casos, principalmente porque Parnaíba está cercada de municípios que apresentam situação preocupante e até emergencial. O último boletim da Coordenação Estadual de Vigilância Epidemiológica, da Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi), divulgado nesta terça-feira (15) informou que foram notificados 2.022 casos no Estado até aquela data, configurando um aumento de 21,4% em relação ao ano passado, quando o Piauí tinha 1.665 notificações.

OAB mobiliza força-tarefa para regularizar situação da Uespi

Um comentário:
Sigifrói Moreno
Presidente da OAB-PI
OAB mobiliza força-tarefa para regularizar situação da Uespi nos Capi de Picos, Parnaíba e Teresina. O reitor Carlos Alberto recebe o presidente da OAB, Sigifrói Moreno, e discutem falta de estrutura da universidade.

Representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) estão reunidos com o reitor da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Carlos Alberto, nesta quarta(16), para debater sobre os problemas estruturais e falta de professores da universidade. A reunião acontece na sala da reitoria. A ideia da OAB é mobilizar uma força-tarefa com o objetivo de regularizar a situação dessas instituições para que o aluno tenha uma formação de qualidade.

ZPE de Parnaíba apresentará Projeto de Alfandegamento nesta quinta

Nenhum comentário:
Tratar da parte legal dos trâmites aduaneiros - recepção, armazenamento e despacho alfandegário. Esse é o objetivo do Projeto de Alfandegamento da Zona de Processamento de Exportações de Parnaíba (ZPE), que será entregue nesta quinta-feira (17), ao governador, durante solenidade no Palácio de Karnak. A entrega simbólica do documento será feita pelo presidente da Associação Brasileira de Zonas de Processamento de Exportações (ABRAZPE), Helson Braga.

Leia também:
O Projeto de Alfandegamento faz parte de uma exigência legal, constituindo-se como uma peça essencial para o funcionamento da ZPE, pois, sem o alfandegamento, a zona não pode funcionar. Após a exposição ao governador, o projeto será submetido para apreciação por parte da Receita Federal, que havia determinado o dia 20 de março como prazo final para entrega, representando 90 dias a partir da determinação da empresa administradora.

“Esse projeto vai demonstrar exatamente como ficará a estrutura física da ZPE de Parnaíba, inclusive com a apresentação de plantas, e foi totalmente elaborado de acordo com os requisitos técnicos e operacionais estabelecidos pela Receita Federal. Nossa preocupação com a entrega antes mesmo do prazo final é acelerar a autorização do alfandegamento para assegurar o início das operações para julho de 2012”, explica Mirócles Veras, diretor presidente da ZPE de Parnaíba.

Edição: Jornal da Parnaíba
Fonte: Secom

Duas empresas interessadas em se instalar na ZPE de Parnaíba

Nenhum comentário:
Serão entregues nesta quinta-feira (17), ao governador, durante solenidade no Palácio de Karnak as cartas de intenção das empresas Vegeflora e Brasil Ceras Ltda, interessadas em instalar uma unidade industrial na Zona de Processamento de Exportações de Parnaíba. A intenção é que a ZPE comece a operar com essas empresas já em pleno funcionamento.

VEGEFLORA

Vegeflora
Localizada na cidade de Parnaíba no estado do Piauí, a Vegeflora é uma farmoquímica fabricante de insumos para a indústria farmacêutica, produz sais de pilocarpina, princípios ativos utilizados principalmente em formulações de medicamentos indicados no tratamento de pacientes que sofrem de glaucoma, extraídos a partir das folhas do Pilocarpus microphyllus Stapf (jaborandi).

A Vegeflora é uma empresa do Grupo Centroflora e seguem normas das Boas Práticas de Fabricação (BPF) e é inspecionada regularmente pelo Governo Norte-Americano (Food and Drug Administration – FDA), que a autoriza a produzir e comercializar sais de pilocarpina (Cloridrato e Nitrato de pilocarpina) para consumo humano.

Toda a matéria-prima processada na Vegeflora provém de cultivo de manejo sustentável.

BRASIL CERAS

Brasil Ceras
É uma empresa beneficiadora e exportadora de cera de carnaúba localizada estrategicamente próximo aos mercados produtores de matéria prima, na cidade de Campo Maior, conhecida como "Terra dos Carnaubais", no Estado Piauí, Nordeste do Brasil.

Utilizando maquinário de ultima geração e possuindo uma equipe muito bem treinada, alem de um laboratório equipado com instrumentos de moderna tecnologia, a BRASIL CERAS prima pela qualidade de seus produtos, os quais são submetidos a uma criteriosa avaliação antes de serem ofertados.

Nesse sentido, procura atender com pontualidade as exigências e os prazos de entrega.

Jornal da Parnaíba
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...